A galeria de imagens que se segue tem toda a informação sobre diagramas de Feynman necessária para compreender as explicações nas páginas apresentadas neste sítio. Esta informação é prestada usando uma partícula muito popular para os físicos e desconhecida da maior parte das pessoas, mas que atravessa o nosso corpo regularmente: o muão. Aproximadamente em cada minuto temos um muão a atravessar uma área do tamanho de uma unha ao nível do mar. Quantos muões atravessam o seu corpo num ano?

Usaremos os muões como imagens que ilustram a sequência da interacção entre partículas (colisões, dispersão, decaimentos), em diagramas de espaço-tempo.

De facto, diagramas de Feynman (inventados por Richard Feynman, Prémio Nobel da Física em 1965), são descrições figuradas das contribuições de interacções entre partículas, que são descritas pela teoria quântica dos campos. Usando estas imagens, processos complicados podem ser ilustrados e as suas probabilidades de ocorrência podem ser calculadas de modo mais fácil.

Aqui pode voltar ao sítio do Bosão Z.