Conteúdo
Análise
O seu trabalho agora é realizar uma série de medidas da massa do bosão Z0 e, a partir destas medidas criar 2 histogramas que no final serão combinados com os histogramas feitos por outros grupos. HYPATIA dispõe de um calculador de massa invariante e histogramas. Para ver como utilizá-los, siga esta ligação. Irá usar estas ferramentas conjuntamente com a informação da identificação de partículas de HYPATIA neste exercício.
As suas imagens de colisões contêm uma mistura de acontecimentos com produção e decaimentos de bosões Z0 em electrão-positrão, muão-anti-muão, mas também outros acontecimentos completamente diferentes, como jactos de partículas provenientes de quarks e gluões, ou produção e decaimento de bosões W (Se não se lembrar qual o aspecto destes, volte a identificação de acontecimentos). Deve usar os seus conhecimentos sobre identificação de partículas e o calculador de massa invariante HYPATIA (massa em repouso), para investigar se foi produzido um bosão Z0 ou não.
Instruções para a análise.
- Para cada imagem de colisão, introduza numa folha de registo se vê um decaimento do bosão Z0 num par electrão-positrão, num par muão-anti-muão, ou se o acontecimento é um acontecimento de fundo. Em cada colisão use as ferramentas de selecção e apontar, e a informação das partículas, para determinar se foi criado ou não um bosão Z0.
-
Se você acredita estar a ver o decaimento dum bosão Z0, decida se decaíu num par electrão-positrão ou num par muão-anti-muão.
Quando tiver identificado os traços correctos pertencentes às duas partículas provenientes do bosão Z0, insira os pares de traços na tabela de massa invariante de HYPATIA. Depois coloque o valor de massa invariante na folha de resultados, e note se tem um par electrão-positrão ou um par muão-anti-muão. De forma a realizar uma análise científica, não omita valores de massa invariante mesmo que lhe pareçam muito altos ou muito baixos relativamente ao seu conhecimento do valor da massa do bosão Z0. - Se pensar que a colisão corresponde a um acontecimento de fundo, não calcule o valor da massa invariante (e não coloque nenhum resultado na folha de resultados), mas registe o facto na folha de registo.
Questões sobre os seus resultados
-
Compare os histogramas dos pares electrão-positrão e muão-anti-muão.
- Pode apontar algumas diferenças ou aspectos similares?
- Com que frequência o bosão Z0 decai em pares electrão-positrão? Com que frequência o bosão Z0 decai em pares muão-anti-muão?
- Que é que esperava? Porquê?
-
Qual o valor mais provável da massa do bosão Z0?
- Como é que se compara o valor obtido com a média mundial de 91.187 GeV/c2?
- Qual pode ser a explicação para a distribuição obtida ser tão larga? Porque é que não obtém sempre o mesmo valor para a massa do bosão Z0?
-
Descobriu algum bosão Z' ?
- Se sim, qual lhe parece ser a massa do bosão Z' ?
- Porque é que será útil combinar os seus resultados com os resultados obtidos por outros grupos?
Combinando resultados globalmente
Uma vídeo-conferência irá ocorrer no final do dia das Masterclasses, entre os institutos intervenientes nesse dia que tenham analisado dados de ATLAS (ou de CMS), e dois moderadores que estarão no CERN. Poderão comparar os vossos resultados com os resultados dos estudantes nos outros institutos. Para isto, deve salvar a folha de cálculo com as massas invariantes e carregá-la seguindo as instruções nesta página.