O objectivo do primeiro exercício é a análise de imagens de decaimentos do bosão Z0, para medir as razões de fraccionamento do bosão Z0. As razões de fraccionamento dão-nos a probabilidade do bosão Z0 decair para diferentes tipos de partículas.
O bosão Z0 pode decair para um electrão + um positrão (anti-electrão), um muão + um anti-muão, um tau + um anti-tau, um neutrino + um anti-neutrino (em geral estes decaimentos não são recolhidos), ou um quark + um anti-quark (há 5 sabores de quarks para os quais o bosão Z0 pode decair: u,d,s,c,b, e cada quark pode ter uma de três cores ["vermelho","azul","verde"]). As probabilidades de ocorrência de cada canal, podem ser calculadas teoricamente usando o Modelo Padrão. Nós podemos, com a ajuda do WIRED, medir as frequências com que cada tipo de decaimento ocorre e comparar com as previsões teóricas.
Para medir as razões de fraccionamento do bosão Z0 é necessário visualizar um grande número de acontecimentos. Na "Biblioteca de Colisões" há uma página com dez ligações. Cada ligação contém 100 colisões com decaimentos do bosão Z0.
Os resultados deste exercício podem ser usados mais tarde, no 2º exercício para medir a constante de acoplamento forte.
Na página seguinte, explica-se como identificar os diferentes tipos de decaimentos do bosão Z0. Deve ler também as legendas das figuras debaixo das figuras na zona central, e as páginas sobre identifição no capítulo "Análise de imagens".