Este capítulo fornece os conhecimentos básicos sobre aceleradores, o tipo de aparato que é usado para explorar os constituintes da matéria mais pequeninos.
Como exemplos de aceleradores serão aqui usados os equipamentos e técnicas que são usados no CERN, o Laboratório da Organização Europeia de Física das Partículas que fica perto de Genebra, na fronteira entre a França e a Suíça.
Os aceleradores funcionam apenas com partículas carregadas, que são aceleradas até velocidades próximas da velocidade da luz no vácuo (c=299 792 458 m/s, quase 300 000 Km por segundo). Permitindo que partículas ultra-rápidas e muito energéticas colidam entre si nos aceleradores, os cientistas conseguem informação sobre os constituintes mais pequenos da matéria. Nestas colisões, novas partículas são criadas, que transportam informação sobre os mistérios da Física das Partículas, para serem medidas e caracterizadas em grandes detectores localizados nos pontos de interacção. Num certo sentido, os grandes aceleradores e detectores, podem ser vistos como os "super-miscroscópios" de hoje.
Objectivo: o objectivo deste capítulo é que possa aprender como funcionam os aceleradores. Este conhecimento permitir-lhe-á compreender melhor como deve interpretar a informação científica providenciada pelo WIRED - o programa interactivo para analisar imagens de acontecimentos com colisões de partículas.