Decaimento Beta

O Decaimento Beta foi descoberto como uma forma de radioactividade por Ernest Rutherford, Pierre e Marie Curie, e Henri Becquerel. Mais especificamente há dois modos de decaimento beta: beta+, correspondente à emissão de um positrão (ou anti-electrão, de carga eléctrica positiva) e beta-, correspondente à emissão de um electrão. Ambos são descritos em detalhe na galeria de imagens que se segue.



  • No decaimento beta+, um positrão e um neutrino do electrão são emitidos por um núcleo instável quando um protão dentro do núcleo se transforma num neutrão. Num maior detalhe, ao nível das partículas elementares, os Físicos de Partículas descrevem o processo como um quark up que se transforma num quark down, criando temporariamente uma partícula virtual W+ que se transforma imediatamente num positrão e num neutrino do electrão.
  • No decaimento beta-, um electrão e um antineutrino do electrão são emitidos por um núcleo instável quando um neutrão dentro do núcleo se transforma num protão. Num maior detalhe, ao nível das partículas elementares, os Físicos de Partículas descrevem o processo como um quark down que se transforma num quark up, criando temporariamente uma partícula virtual W- que se transforma imediatamente num electrão e num antineutrino do electrão.


Conservação da Carga Eléctrica

Aqui pode notar que a soma das cargas eléctricas se mantém constante nos decaimentos beta. Basta calcular a soma das cargas eléctricas antes e depois do decaimento do núcleo (transformação do protão em neutrão e vice-versa).



Clique aqui para voltar à página do Caminho-W.